A Polo DesignShow, mostra organizada pela segunda vez por iniciativa do Polo Design Center – Associação dos Lojistas de Decoração do ABC, é uma oportunidade para quem busca soluções criativas para os ambientes residenciais como aprender corte e costura, corporativos, comerciais ou de paisagismo, assim como para os negócios do setor. O evento, que permanecerá aberto até o dia 7 de setembro na rua Machado de Assis, 120, em São Caetano do Sul (SP), reúne 64 profissionais da área de decoração, quase 400 empresas do ramo e espera atrair cerca de 40 mil visitantes – o dobro do público registrado na mostra de 2008.
A projeção se justifica, pois a associação, criada há dez anos para defender os interesses de lojistas e profissionais de decoração da região, vem registrando forte crescimento nos negócios da área. Segundo seu presidente, o empresário João Mazza, se no ano de 2000 apenas 30% das compras de móveis, assessórios e acabamentos eram feitas na região, hoje esse comércio atinge 85%, atraindo também compradores de outros municípios, até mesmo de São Paulo.
Apenas em 2008, nos meses subsequentes à primeira mostra, foi registrado o aumento de aproximadamente 30% nos negócios do setor, incluindo o movimento nas lojas e nos escritórios dos profissionais participantes, o que indica uma vinculação direta com a iniciativa do Polo.
Para ampliar o interesse, a mostra deste ano também vai contar com eventos paralelos, programados para diferentes datas, com palestras e lançamentos de publicações de profissionais renomados, entre os quais o arquiteto Ruy Ohtake. A ideia é reforçar a agenda cultural da cidade que é também um polo de desenvolvimento na Região Metropolitana de São Paulo, além de atrair os moradores de municípios vizinhos pelas oportunidades que oferece.
Atrações e Serviços
Logo após entregar seu carro ao manobrista, o visitante tem a opção de deixar as crianças com os monitores na Brinquedoteca e percorrer os espaços corporativos, de serviço e residenciais. Para os filhos adolescentes foi criado o espaço jovem, que inclui local para apresentação de bandas musicais e também fica próximo à entrada da mostra.
Pouco mais à frente estão o Fitness e o Spa, o salão de cabeleireiro e Pet Shop, confirmando a proposta do Polo Design Center de transformar o evento em um programa familiar, que atende aos interesses de todos os visitantes. Além desses serviços e dos ambientes com soluções decorativas para todas as situações, o programa pode incluir também uma visita à livraria, revistaria, no café ou pâtisserie, além do pizza bar e restaurante.
A área de alimentação é uma atração à parte, estrategicamente instalada na área externa, com vista para os projetos de paisagismo, que ladeiam a piscina e o deck. Os lofts da mostra também têm os jardins como paisagem, assim como o apartamento de 480 m2, que reúne todos os ambientes de uma residência, entre os quais living, jantar, cozinha, terraço gourmet, suítes e banheiros.
Todas as áreas têm rampas de acesso, facilitando a circulação de pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. Se a decoração doméstica em geral atrai mais o público feminino, os homens também têm seus interesses atendidos, como mostram os espaços corporativos, que oferecem ótimas soluções para escritórios, estações de trabalho ou salas de reunião. Tudo foi pensado para transformar cada espaço numa atração a mais, e isso se repete até na hora da saída, onde a espera pela chegada do veículo é superada pelo conforto do lounge, com música e atrações visuais para relaxar o visitante, antes que ele volte para a sua rotina.