Todos os anos somos bombardeados com novidades no mundo dos celulares. Com melhorias em diversos aspectos como velocidade, câmera, vida útil e outras funções, é cada vez mais difícil descobrir qual o melhor celular para comprarmos.
Seria muito fácil listarmos os melhores celulares e deixarmos que você fizesse o resto. Mas antes disso, vamos falar um pouco sobre as características nas quais devemos prestar atenção na hora da escolha. Levando elas em conta, será muito mais fácil encontrar o celular certo para você.
Principais aspectos para levar em conta os melhores celulares para comprar
É muito fácil se deixar levar pelas propagandas e pelos designs modernos e elegantes dos novos smartphones. Mas existem várias coisas que precisamos levar em consideração na hora da compra, a importância de cada uma delas muda de pessoa para pessoa. No final das contas, ninguém saberá melhor do que você sobre as suas necessidades.
- Sistema operacional – iOS ou Android? O primeiro passo para filtrar suas escolhas é saber se você prefere um iPhone ou um Android, pois não há como definir qual deles é objetivamente melhor. Ambos tem seus pontos fortes e fracos, sendo uma das questões a maior compatibilidade e variedade de aplicativos para celulares Android versus maior estabilidade e funcionalidades específicas da Apple para iPhones.
- Orçamento: sempre recomendamos já ir para as lojas com um valor máximo em mente para garantir que você não se arrependa. Caso seu orçamento seja mais curto, talvez seja uma boa ideia fugir dos iPhones e também dar uma olhada em marcas como a Xiaomi. Custo-benefício nunca foi nem será um dos focos da Apple.
- Câmera(s): os megapixels não são a única coisa que garante a qualidade de uma câmera. Existem funcionalidades como remoção de ruído, ajuste de luminosidade, zoom, estabilização da câmera, etc. E todas essas questões afetam o resultado final de fotos e vídeos. No fim, é sempre importante buscar comparações na internet.
- Design: Podemos tentar ser puramente racionais quanto às questões técnicas do celular, mas no final das contas um design bonito sempre fará diferença. Não se esqueça de pensar se o tamanho do celular não vai acabar sendo um problema no futuro!
- Tela: Os tipos mais comuns são TFT, LCD, TN e IPS, que embora baratas, têm uma qualidade boa. Caso você esteja com um orçamento maior, procure por celulares com telas OLED, AMOLED e similares. Sua resistência e qualidade é muito maior, mas caso a tela não seja muito grande, a diferença será praticamente imperceptível.
- Memória RAM e processador: para usuários mais exigentes, é sempre importante se atentar para a quantidade de memória e modelo de processador. Muitos jogos novos e aplicativos usados para trabalho exigem mais do que um celular comum pode oferecer, então é importante pesquisar. Caso você pretenda jogar um jogo famoso ou usar aplicativos conhecidos, uma dica é pesquisar no Google algo como “aplicativo X roda no modelo Y?”.
- Armazenamento interno: embora muitos celulares ainda venham com 16 ou 32gbs, recomendamos sempre que nossos leitores comprem com 64gbs. A velocidade com que um smartphone ocupa 16 gbs de memória em 2022 é realmente assustadora.
- Bateria: quase todos os celulares possuem uma quantidade similar de capacidade de bateria. Isso não significa que todos sejam iguais: processadores diferentes possuem consumos diferentes, sistemas operacionais e outras questões também fazem a diferença. Mais uma vez, aqui vale a dica de buscar na internet sobre o modelo que você pretende comprar.
Agora que já sabemos sobre os principais aspectos que devemos levar em consideração durante a escolha, vamos listar os 8 melhores celulares para comprar em 2022.
- ASUS ROG Phone 2
Começamos a lista já num impasse. Os três primeiros poderiam variar trocar de posições facilmente, sendo todos realmente incríveis. O ROG Phone 2 da ASUS é um dos melhores celulares da atualidade: tem uma tela AMOLED de 120 Hz (melhor do mercado), com 12 gbs de memória RAM e armazenamento interno de 512 gbs. Sim, tudo isso.
Embora seja um celular perfeito para gamers, é impossível até o momento encontrar algum uso para o qual esse celular não seja ótimo, pois é ponta de linha em todos os aspectos. Talvez o único ponto em que perderia para outros celulares premium seria em câmera, pois existem modelos melhores em captura de imagem.
- Apple iPhone 13
O segundo celular a disputar o lugar de melhor celular da atualidade é o iPhone 13. Todos sabem que comprar um iPhone é garantia de qualidade, fluidez no funcionamento e também acesso a diversas funcionalidades exclusivas da Apple. Com um dos processadores mais rápidos que existem para smartphones, a velocidade de execução de aplicativos pesados é absurda.
- Samsung Galaxy S22 Ultra
Se listamos o iPhone 13, era previsível que listaríamos o Galaxy S22 Ultra. Estes rivais são constantemente comparados, resultando quase sempre em empates ou vitórias intercaladas entre um e o outro. Muito similar ao iPhone 13 em questões de velocidade e capacidade, o Samsung acaba ganhando em alguns aspectos como câmera com maior zoom, melhores fotos e vídeos noturnos, e taxa de atualização de 120hz. O Galaxy perde em duração da bateria (embora vença na velocidade de carregamento), em selfies e em velocidade de carregamento de aplicativos. Além disso, os valores em média estão bem similares aos iPhones.
- OnePlus 10 Pro
Um dos melhores telefones já feitos pela empresa, o OnePlus 10 Pro é um combo de diversas características premium. Com um poderoso processador, uma tela AMOLED de 6,7 polegadas, 8 ou 12 GB de RAM, câmera de alto nível e design elegante e resistente, é difícil encontrar defeitos neste celular. Talvez a única coisa que podemos falar é seu preço e disponibilidade: não são todas as lojas que vendem este modelo, além de ter preços similares ao S22 e ao iPhone 13.
- Motorola Edge 30 Pro
O smartphone Edge 30 Pro é um dos melhores celulares da atualidade. Bate de frente com o S22 da Samsung e o iPhone 13, ao mesmo tempo que custa bem menos que ambos. Além de bater de frente, possui pontos em que ainda é melhor: tem taxa de 144hz, áudio estéreo, tons mais vibrantes (quando comparados ao Samsung, perde para o iPhone) e possivelmente uma maior durabilidade. Com tantas qualidades e um valor relativamente mais baixo que seus competidores, o Edge 30 Pro é uma ótima opção para usuários exigentes.
- Xiaomi Mi 11 Ultra
Uma lista atual de melhores celulares sempre precisa de ao menos um Xiaomi. Esta marca que se popularizou nos últimos anos possui diversos modelos incríveis de celulares, ao mesmo tempo em que possui uma grande durabilidade e ótimos custos-benefícios. O modelo Mi 11 Ultra não é diferente, com três câmeras traseiras de 50 MPs, suas fotos estão entre as melhores – especialmente seu zoom. Além disso, as baterias desta marca são conhecidas pela sua resistência.
- Huawei P30 PRO
Já que falamos tanto em fotos e vídeos, temos que falar do Huawei P30 PRO. Perfeito para amantes de fotografia, este celular ganha até mesmo dos iPhones e Samsungs em questão de fotos. Ele possui um sistema inovador chamado Leica, composto por quatro câmeras que trabalham em conjunto, possibilitando até mesmo tirar fotos da lua! Então imagine a facilidade de tirar uma foto do outro lado da rua.
- Apple iPhone 13 Mini
E para terminar a lista, temos um celular bem diferenciado da Apple. Com o advento dos celulares móveis, cada vez se buscou fazer celulares menores e mais compactos, mas com o tempo isso foi se revertendo e os celulares voltaram a ficar enormes, pesados e chamativos. É por isso que a Apple lançou o iPhone 13 Mini, que apesar de ser bem menor (com apenas 5,4 polegadas de tela), ainda assim tem o mesmo processador da maioria dos iPhones, garantindo uma velocidade de funcionamento ímpar. Rápido, mas portátil e mais seguro, pode ser uma ótima escolha nos dias de hoje.