Veja dicas para deixar o ambiente mais interessante para os peixes e para você
Montar um aquário é uma tarefa simples, desde que você conheça os peixes que pretende colocar juntos e tome cuidado com exageros. O primeiro passo é pensar no tamanho do aquário: pequeno, médio ou grande.
Depois é hora de analisar os modelos de aquários, as espécies que vão viver ali e a decoração. Até porque, mesmo que você opte por algo pequeno, com um único peixe, o objeto é parte da decoração da casa. Veja agora ideias para ornamentar seu aquário.
Conteúdo
Escolha o substrato adequado
O substrato é o fundo do seu aquário e pode ser feito com diferentes elementos: pedras, areia ou cascalho, por exemplo. Antes de selecionar, é preciso observar o que seria mais próximo ao ambiente natural dos seus peixes.
A escolha do substrato certo equilibra o pH da água e permite a formação de bactérias benéficas para o ecossistema. Pois é, seu aquário é um ecossistema, então, pesquise o que seria melhor para as espécies que moram ali.
Cuidado na escolha das pedras
Pedras são um tipo de substrato para o fundo do aquário, mas é preciso cuidado na hora de escolhê-las. E isso não difere das opções decorativas, para ornamentar. Procure sempre saber a origem daquela pedra, pois ela pode interferir no pH e em todo o equilíbrio da água.
O recomendado é comprar em lojas especializadas, para evitar problemas com toxinas e parasitas. Já imaginou colocar uma pedra para decorar e depois descobrir que seus peixes estão doentes?
Coloque plantas no fundo
As plantas são um tipo de ornamento bastante comum, além de fáceis de encontrar e colocar no aquário. Podem ser naturais, mas aí é preciso seguir a regra do substrato e das pedras, pesquisar mais sobre o habitat natural dos peixes.
Para evitar problemas com alterações da qualidade da água e a redução do oxigênio disponível, vale apostar nas versões artificiais. Inclusive, a dica é muito válida para quem está montando o primeiro aquário.
Inclua alguns adereços
Adereços são enfeites para deixar o espaço mais colorido e diferente. Antes de comprar é preciso prestar atenção ao tamanho do aquário, afinal, os habitantes dele precisam de espaço para nadar.
Plaquinhas, baú do tesouro e bonecos mergulhadores são um exemplo. Vai parecer quase o fundo do mar (ou a famosa Fenda do Biquíni, do Bob Esponja). Existem duas regras aqui: busque por materiais atóxicos e cuide para não exagerar nos adereços.
Traga peixes coloridos
Esta é outra dica simples para quem não quer pensar muito na decoração do aquário. Inclusive, é válido uni-la com a sugestão das plantas. Tudo que você precisa fazer é escolher peixes coloridos, mas de espécies que convivem juntas.
Essa variedade de cores dos moradores do aquário, por si só, cria um décor bonito e diferente. Só se atente para não trazer muitos peixes. A superpopulação diminui a oxigenação da água e faz com que os maiores se alimentem dos menores.
Use um background
Também chamado painel, envolve uma imagem adesiva fixada na parte de trás do aquário. A ideia é fingir que seus peixes estão no fundo do mar ou em um lago, como se fosse o ambiente natural deles.
É válido ressaltar que a imagem é colada na parte externa e não interna do aquário, então, o adesivo não tem contato com a água. Os planos de fundo são os mais variados e a função é exclusivamente decorativa, sem interferir na saúde dos peixes.
Está planejando decorar o seu aquário? Com as dicas acima você poderá criar um ambiente bonito e seguro para os seus peixes. Lembre-se sempre de comprar os ornamentos em lojas reconhecidas, especializadas nisso, e opte por materiais atóxicos e próprios para as espécies.