Saber quais erros a serem evitados ao contratar produtora de filmes é essencial para garantir o sucesso do seu projeto, pois se cometer alguns deles pode obter resultados não desejados e ter prejuízos financeiros.
Quando é preciso contratar serviços de produção de uma produtora de filmes, há diversos fatores a serem levados em consideração, bem como, a experiência da empresa e sua reputação no mercado, portfólio, equipe cinematográfica, quais os tipos de serviço (produção, edição, formato), prazos, orçamentos, entre outros.
Ou seja, devemos analisar todos os detalhes relacionados ao serviço oferecido para saber se a empresa conseguirá entregar o projeto de acordo com o seu planejamento. Portanto, para ajudá-lo a contratar a empresa certa, selecionamos alguns dos erros comuns que devem ser evitados:
Conteúdo
Erros a serem evitados ao contratar produtora de filmes
Os erros ao contratar uma produtora de filmes podem acontecer por vários motivos, por exemplo, cronogramas apertados, orçamento, não fazer pesquisas suficientes, contratar a primeira opção que aparecer, etc.
Aqui vamos compartilhar os erros mais comuns cometidos ao contratar uma empresa de serviços de produção:
1. Não entender o tamanho do seu próprio projeto
O tamanho importa quando se trata de contratar uma empresa de serviços de produção.
Precisamos ser realistas sobre o tipo de produção que queremos realizar e, em seguida, contratar a produtora de filmes que esteja de acordo com as necessidades do projeto.
Optar por contratar uma grande produtora, bem como contratar uma pequena produtora, tem prós e contras. Contratar os serviços de um grande estúdio pode permitir o acesso a mais e melhores equipamentos, pessoal mais qualificado e outros recursos. Mas vai encarecer consideravelmente o preço final da produção.
A vantagem de uma pequena produtora de filmes, além dos preços mais baixos oferecidos em comparação com uma produtora maior, é que costumam oferecer um tratamento mais personalizado.
No entanto, o tamanho da produtora de filmes deve ser considerado de acordo com as necessidades de cada projeto, quanto mais complexo for, mais atenção e recursos será preciso.
2. Não contratar produtoras especializadas
É fundamental entender que não há duas empresas de produção de vídeo iguais. Isso não significa necessariamente que um seja melhor que o outro, mas significa que eles provavelmente se especializaram em diferentes aspectos da produção de vídeo.
E sabendo disso, é muito importante conhecermos nossas próprias necessidades para que possamos fazer a escolha certa sobre quem será a produtora de filmes.
Se, por exemplo, o vídeo comercial que queremos produzir requer animação FX, devemos contratar uma produtora de vídeo especializada em animação.
3. Contratar a produtora mais barata
Na maioria das vezes, contratar a produtora de filmes que ofereceu o menor preço se torna a receita para o desastre.
Se uma empresa está oferecendo uma estimativa significativamente menor do que qualquer outra, isso mostra que ela provavelmente não sabe no que está se metendo, ou é muito jovem ou, na pior das hipóteses, entregará um trabalho de baixa qualidade.
Quando essa situação ocorrer, você deve investigar onde estão reduzindo os custos. Então pergunte a si mesmo, esses cortes valem a pena?
Se, por exemplo, seu amigo é especialista em vídeos de casamento, deixe-o continuar fazendo vídeos de casamento. Economizar dinheiro contratando alguém que não vai fazer um bom trabalho não é economizar.
4. Não comparar empresas de produção
A menos que alguém de sua confiança recomende uma produtora de filmes para contatar diretamente, o lugar mais comum para procurar uma é a Internet. E isso não é ruim.
Mas há muitos fatores a considerar antes de escolher o primeiro resultado no Google: é a empresa mais indicada para produzir o projeto que você tem em mente? Qual o tamanho da equipe deles? Quantos locais eles gerenciam? Há muitos aspectos que podem moldar o resultado final do seu projeto.
Recomendamos considerar três ou quatro empresas de serviços de produção semelhantes. Você deve comparar preços e serviços oferecidos, conhecer a equipe, consultar os seus diferentes portfólios, e só depois de tudo estar na mesa, fazer a escolha certa.
5. Não contratar uma equipe local
Não moramos em Hollywood, mas tenho certeza de que existem empresas de serviços de produção de alta qualidade em sua cidade ou Estado.
Vamos imaginar que decidimos contratar uma produtora de filmes internacional de Londres que tem um excelente portfólio e nos custa um braço e uma perna. Bem, acontece que quando contratamos uma produtora estrangeira, eles posteriormente subcontratam produtores locais. Em outras palavras, você estará contratando serviços locais a um preço mais alto!
Além disso, você provavelmente gastará mais dinheiro em transporte, hotéis, aluguéis e outras coisas que não agregam valor à produção.
6. Não verificar o equipamento
Ao verificar o equipamento de filmagem, não queremos dizer que você tenha que verificar pessoalmente cada peça de material antes de sair do escritório (o que você deve fazer).
Queremos dizer que você deve deixar claro com antecedência qual equipamento deseja usar. Vamos imaginar que estamos divididos entre duas empresas de serviços de produção. Ambos têm em seu portfólio os trabalhos realizados e as informações dos equipamentos utilizados, mas eles nem sempre usam o mesmo equipamento.
Serviços de produção de alta qualidade exigem equipamentos de alta tecnologia e geralmente são caros. Nosso conselho é perguntar à produtora que tipo de câmeras e equipamentos eles pretendem usar para sua produção.
7. Gerenciamento de tempo
O tempo é um dos piores inimigos que você pode encontrar. Deixe-me explicar:
Neste mundo tudo funciona por prazos. Prazos para contratação de pessoal, prazos para filmagem, prazos para edição, etc. Precisamos de uma empresa de serviços de produção que esteja em sintonia conosco no que diz respeito ao tempo.
8. Contratar uma produtora que não tenha planejamento de filmagem bem elaborado
Esta é uma das coisas mais importantes que qualquer empresa de serviços de produção deve fazer.
Precisamos que a empresa responsável pelos serviços de produção tenha um plano de filmagem bem elaborado 𑁋um plano de filmagem bem estruturado, honesto com os prazos e perfeitamente hierarquizado para não deixar nada ao acaso. Está tudo bem amarrado.
9. Falta de comunicação na contratação com a produtora
Na era da comunicação, a falta de comunicação é simplesmente inaceitável. E não estamos falando apenas da comunicação produtor-cliente. Estamos falando do fato de que a produtora encarregada de realizar nosso projeto precisa de uma comunicação interna impecável.
Os problemas que podem surgir durante uma filmagem podem ser resolvidos organicamente apenas com uma boa comunicação? Vamos imaginar que precisamos cortar algumas estradas para um tiroteio de carro, e temos apenas algumas horas para tirar as fotos necessárias naquele local.
Precisaremos de um departamento de comunicação preparado para conectar bloqueadores, motoristas, câmeras e um longo número de pessoas envolvidas na filmagem para que possamos trabalhar com eficiência e obter todas as imagens de que precisamos no prazo.
Ou seja, ao contratar uma empresa produtora de filmes é preciso analisar todos os detalhes e deixar o projeto bem claro antes de finalizar a contratação.