Não há quem não reclame da proverbial falta de tempo para queimar calorias consumidas durante o dia, principalmente nós, mulheres.
Desde o nascer até o pôr do sol (e além), o ritmo das obrigações é intenso mas, ao mesmo tempo, de baixo consumo calórico. Já parou para pensar que a comodidade de certos atos é responsável por um eventual excesso de peso?
Que tal emagrecer subindo escadas, por exemplo? Desde que o senhor Elisha Otis inventou o elevador moderno esquecemos o que é subir escadas. Ok, se não fossem os elevadores, os edifícios sequer teriam saído do papel, mas não podemos negar que essa invenção intensificou nosso sedentarismo.
Vamos a alguns fatos que ajudará você ter perda de peso garantido:
Conteúdo
Subir (e descer) escadas e outros meios de usar as pernas
Observe quaisquer imagens ou fotos com pessoas reunidas ente as décadas de 1930 a 1970.
Repare que a maioria das pessoas era magra. Isso acontecia porque o gasto calórico daquela época era infinitamente superior ao nosso: andava-se mais de bicicleta e a pé, os trabalhos braçais exigiam muito esforço, e mesmo quem possuía algumas benesses hoje tão banalizadas como um carro ou um prédio com elevador era obrigado a fazer determinados movimentos que hoje não se faz mais, como levantar e descer o vidro do carro ou abrir a porta de segurança do elevador.
Todos comiam de tudo mas emagreciam andando, pedalando, subindo escadas… pois isso fazia parte da rotina.
A tecnologia nos trouxe diversos benefícios e melhorias mas nos deixou muito acomodados; afinal, para que subir escadas se o elevador é bem mais rápido? Bem, e se dissessem a você que emagrecer subindo escadas é possível?
Emagrecer subindo escadas: o conceito
Quem frequentou uma academia pelo menos uma vez deve ter ouvido falar no incensado step training. Esse exercício consiste em usar uma espécie de degrau para subir e descer as pernas de maneira ritmada, usando-se ou não pesos nas mãos.
Esta modalidade foi desenvolvida por uma ginasta estadunidense a partir de uma série de exercícios de fisioterapia.
Saiba que ao subir escadas em um compasso forte e ritmado, você está instintivamente praticando step. E sem pagar um tostão.
Como emagrecer subindo escadas
Quando uma pessoa começa a praticar esse “step caseiro”, o corpo começa a sentir muitos benefícios:
- Melhora da coordenação motora;
- Aumento do condicionamento físico e cardiovascular;
- Maior resistência das articulações, principalmente os joelhos;
- E, claro, gasto calórico acentuado.
Como qualquer tipo de atividade física, deve-se começar devagar para que o corpo se adapte.
Comece leve, subindo escadas por dez minutos; depois aumente o tempo até que seu condicionamento físico tenha melhorado visivelmente (traduzindo: quando você não estiver mais “soltando os bofes pela boca”, como diria meu pai).
Depois de adquirir o condicionamento – e perder diversos quilos no processo – , continue subindo escadas mas aumente as passadas para subir de dois em dois degraus. Veja o porquê:
- Quando você está subindo escadas com 10 centímetros, o gasto calórico em meia hora é de 135 kcal.
- Quando os degraus tem 15 centímetros, gasta-se 165 kcal nos mesmos 30 minutos.
- Se os degraus tiverem 25 centímetros, você elimina 215 kcal na mesma meia hora.
Emagrecer subindo escadas é voltar a gastar as energias que nossos antepassados gastavam por força do ofício. Mas não se esqueça: ajude seu corpo a emagrecer alimentando-se de forma saudável. O setor de milagres fica no segundo andar e não há acesso pelas escadas.