Carro vibrando: Saiba quais os motivos para o carro tremer e o que fazer para solucionar e evitar esse tipo de problema!
A menos que esteja dirigindo em uma estrada de cascalho, você não deseja sentir seu carro tremendo, pois além de desconfortável, a vibração é sinal de que há algo irregular no veículo que precisa de manutenção.
Existem vários problemas no carro que podem causar vibração em momentos diferentes, portanto, prestar atenção aos sinais é fundamental para descobrir com o que você pode estar lidando.
De qualquer forma, levar seu carro a uma oficina mecânica de confiança é a melhor maneira de voltar a dirigir tranquilamente, além de evitar problemas maiores no futuro que possam necessitar do serviço de proteção veicular ou seguro auto e ainda custar caro.
Conteúdo
Carro vibrando: Como fazer o carro parar de tremer?
Há diferentes causas que contribuem para a vibração do veículo, as quais envolvem o alinhamento de rodas, problemas no freio, danos à vela de ignição ou ao motor, e fluidos em níveis baixos.
Confiram a seguir quais os motivos pelos quais o seu veículo pode estar vibrando e como fazer para o carro parar de tremer:
1 – Seu carro precisa de um serviço de alinhamento de pneus
Quando seu carro treme durante a condução, é provável que seja por causa de um problema com seus pneus ou sistema de suspensão. Ambos desempenham um grande papel em manter seu carro fora do chão, movendo-se para frente e navegando suavemente. Pneus desequilibrados ou soltos podem facilmente causar oscilações durante a condução.
Felizmente, essa é uma solução fácil se você levar seu carro a um técnico imediatamente quando perceber os sintomas. Também pode ser outra parte do seu sistema de suspensão que está causando sua vibração. Se for esse o caso, é melhor que um mecânico dê uma olhada o mais rápido possível para evitar reparos mais sérios.
Por isso, é essencial se atentar aos cuidados realizados na manutenção preventiva, ou seja, realizar o alinhamento e balanceamento sempre que fizer o rodízio dos pneus ou substituí-los por novos.
2 – Os freios do veículo estão irregulares
A vibração ao acionar os freios aponta diretamente para o sistema de freio do seu carro como a fonte do problema.
Se seus rotores apresentarem desgaste irregular ou estiverem deformados, eles podem causar vibração ao frear, e isso pode acontecer apenas com o uso normal, ou seja, com o desgaste do tempo. Por isso, o recomendado é trocar as pastilhas de freio a cada 20.000 km rodados.
Nivelar rotores é uma tarefa complicada, então você vai querer levar seu carro a uma oficina mecânica para cuidar dele.
3 – O fluido de transmissão do veículo está baixo
Outro fator é que o sinal do carro vibrando pode estar associado ao nível do fluido de transmissão. Há uma série de problemas que podem surgir com o fluido de transmissão baixo e um deles é sentir seu carro tremer ao acelerar.
Como fazer o carro parar de tremer? A primeira coisa que você pode fazer é verificar o nível do fluido da transmissão usando a vareta correspondente. Se ele mostrar que o fluido está baixo, você deve completar se possível, e levar seu carro a uma oficina mecânica para diagnosticar um problema subjacente.
Muito provavelmente, você tem um vazamento de fluido de transmissão que está causando a queda do nível de fluido. Adiar um reparo de transmissão só vai custar-lhe mais dinheiro e estresse, por isso, é uma boa ideia não procrastinar com um técnico executando diagnósticos e realizando a manutenção preventiva do veículo com frequência.
4 – Seu carro está precisando de novas velas de ignição
Alternativamente, ao perceber seu carro tremendo ao acelerar também pode apontar para o possível desgaste das velas de ignição. Se o seu fluido de transmissão estiver ótimo, é hora de mudar sua atenção.
Além disso, se o seu carro treme quando ocioso, ele também pode apontar para as velas de ignição. Suas velas de ignição são responsáveis por acender a mistura ar-combustível no motor do seu carro, portanto, se não estiverem funcionando da maneira que deveriam, isso pode fazer com que o motor funcione irregularmente em vários momentos.
Se você é experiente em manutenção preventiva em carros, pode realizar essa substituição facilmente em casa. Caso contrário, é melhor levar seu carro a um técnico ou oficina mecânica de sua confiança.
5 – Peças do motor do carro podem estar gastas ou quebradas
Se você de repente perceber que seu carro está tremendo quando ocioso, isso também pode indicar que os suportes do motor estão desgastados ou quebrados. Para descobrir se este é o seu problema, basta abrir o capô do seu carro e dar uma olhada nas peças que prendem o motor no lugar.
Caso note a presença de possíveis rachaduras ou peças quebradas, essa pode ser a razão por trás do seu carro tremendo. Felizmente, essa é outra solução fácil, embora possa causar problemas maiores se deixada sozinha por muito tempo.
A importância da manutenção preventiva
Para que procurar problemas que ainda não existem, não é mesmo? No entanto, quando o assunto é o desempenho e bom estado de conservação de veículos, a manutenção preventiva é essencial para evitar danos e gastos caros no futuro.
Ao realizar a manutenção preventiva de acordo com o recomendado pelo fabricante no manual do veículo, o proprietário se certifica do bom funcionamento e descobre quais as peças precisam de atenção para evitar danos mais avançados, evitando acidentes, retardando o desgaste de peças e altos custos com reparo.
O indicado é que a manutenção preventiva seja realizada da seguinte maneira: a primeira manutenção ao atingir 5.000 km, a segunda ao atingir 10.000 km e as demais a cada 15.000 a 20.000 km. No entanto, há itens específicos do veículo que devem ser revisados de acordo com as recomendações presentes no manual.
Agora que sabe o que pode deixar o carro vibrando, e como fazer para o carro parar de tremer, não deixe de lado a importância da manutenção preventiva e leve seu veículo a uma oficina de sua confiança.