Confira uma lista de alimentos ricos em ferro, e saiba qual a importância do mesmo para o nosso organismo.
Todo mundo precisa de ferro no organismo, principalmente os bebês. Não é à toa que a mulher precisa tomar vitaminas que contêm ferro durante a gravidez.
Hoje em dia, a deficiência de ferro no sangue é muito comum, pois as pessoas não estão se alimentando como deveriam, promovendo o distúrbio anêmico. Os idosos também necessitam de ferro por conta da fragilidade do organismo nesse período da vida.
Qualquer deficiência nutricional é um sinal de que devemos tomar mais cuidados com a nossa saúde. E, quando o organismo não recebe a quantidade de ferro o suficiente pode provocar diversas infecções no organismo e estar mais suscetível a doenças e inflamações, inclusive partos prematuros em gestantes.
Conteúdo
Para que serve o ferro no organismo?
- Transporte de oxigênio no organismo
- Produção de glóbulos vermelhos
- Fortalecimento e manutenção do sistema imunológico
- Produção de neurotransmissores
- Proteção contra agentes oxidantes no organismo
Tecnicamente, as mulheres devem ingerir uma maior quantidade de ferro no organismo, porque ela é responsável em prover um feto, onde aumenta a quantidade de sangue no corpo.
Alimentos ricos em ferro
- Carnes vermelhas
- Ovo
- Farinha de peixe
- Feijão
- Ervilhas
- Salsa
- Laranja
- Morango
- Pimentão
- Fígado
- Ostras
- Grão-de-bico
- Sementes de abóbora
- Espinafre cozido
- Soja
- Semente de gergelim
- Pão de cevada
É interessante ressaltar que alguns alimentos ricos em ferro são mais absorvidos do que os outros. Saiba que se você comer outro alimento pode inibir a absorção do ferro no organismo, então é importante verificar como você pode desenvolver a absorção de forma mais eficaz.
Por exemplo: se você ingerir os alimentos ricos em ferro junto com os alimentos ricos em Vitamina C, como as frutas (laranja), é uma ótima atitude. Sabe aquelas panelas de ferro? Se você tem deficiência de ferro no sangue, é válido que você cozinhe os alimentos nelas, porque a quantidade de ferro aumenta durante o cozimento.
Os inibidores mais comuns que impedem que o ferro seja absorvido corretamente no organismo são os doces, inclusive o chocolate, e o vinho. Aliás, os alimentos integrais e os alimentos ricos em cálcio também não devem ser consumidos junto com os alimentos ricos em ferro para não desequilibrar a quantidade de ferro no organismo.
Os alimentos integrais possuem fitatos, os quais são responsáveis pela diminuição da eficiência do ferro no organismo. Então, evite-os.
Necessidade diária de ferro no organismo
- 7-12 meses: 11 mg
- 1-3 anos: 7 mg
- 4-8 anos: 10 mg
- 9-13 anos: 8 mg
- 14-18 anos (homens): 11 mg
- 14-18 anos (mulheres): 15 mg
- Homens mais de 19 anos de idade: 8 mg
- 19-50 anos (mulheres): 18 mg
- Mulheres mais de 50 anos de idade: 8 mg
- Grávidas: 27 mg
Percebe-se que a quantidade de ferro para os homens e mulheres diferencia conforme a faixa etária. E os valores tendem a oscilar em diferentes fases da vida, então é preciso tomar cuidado, inclusive quando se está grávida, para evitar qualquer problema com o desenvolvimento do feto e a saúde da gestante.
O ferro é um importante componente para a saúde, então mantenha a quantidade equilibrada com alimentos ricos em ferro.